A alergia às picadas de mosquitos é chamada pelos médicos de estrófulo e constitui uma forma frequente de alergia, em especial no verão, entre as crianças. Em geral, as reações são bastante incômodas E algumas pessoas podem ter complicações que agravam o problema.
Mosquitos são insetos hematófagos, isto é, que sugam o sangue. Ao picar, injetam na pele substâncias de sua saliva que resultam na inflamação (alérgica ou não). O estrófulo pode ocorrer em qualquer fase da vida, mas sua prevalência é maior na infância, em especial na faixa etária de 2 a 8 anos. No Brasil, o verão é a estação do ano em que se observam mais casos.
A coceira é intensa e o ato de coçar é a principal causa das complicações. Ao coçar, a pele fica irritada, facilitando o aparecimento de infecções. As lesões aparecem por surtos e antes da evolução total de um surto, surgem outras, de forma que se podem encontrar no mesmo paciente vários tipos evolutivos de lesões. Basta uma picada para originar múltiplas lesões por disseminação sanguínea de agentes inflamatórios.
As áreas preferenciais do corpo na alergia aos mosquitos são as mais expostas: rosto, braços, pernas e orelhas.