Medidas de Controle Ambiental

Ácaros

São diminutos habitantes da poeira das casas, meigos e inofensivos para a maioria das pessoas – só fazem mal aos alérgicos! Sabe-se que existem cerca de 30.000 espécies descritas, no mundo inteiro. Medem entre 200 e 500 micrômetros – um micrômetro equivale a milionésimo de metro. Por isso, não é possível enxergar o ácaro sem auxílio de um microscópio.

 

No Brasil citam-se pelo menos sessenta espécies de ácaros, em especial : Dermatophagoides pteronyssinus, Dermatophagoides farinae, Blomia tropicalis.

 

São aproximadamente 1000 ácaros por grama de poeira de uma casa. É possível conviver em relativa harmonia com os ácaros em quantidade normal no ambiente. No entanto, pessoas alérgicas têm uma maior sensibilidade.

Conhecendo os Ácaros

Alimentos prediletos

Escamas de pele humana e de animais. Daí deriva o nome da família mais comum de ácaros: Dermatofagoides (dermato significa pele e phagoides, comer), ou seja: são comedores de pele. O ser humano normalmente perde cerca de 1g de pele num dia. Ambientes ideais: lugares escuros, úmidos e com acúmulo de pó.

Ácaros gostam muito de…

colchões, travesseiros, tapetes, mantas de lã, penas, estofados, bichos de pelúcia. A cama é um dos melhores locais para a sua proliferação. Ácaros possuem garras em cada uma de suas 8 pernas e ainda duas pinças. Por isso sua remoção é difícil em materiais têxteis.

Adoram…

o clima tropical do Brasil. Sobrevivem com muita dificuldade e, grandes altitudes.

Tempo de Vida

De 2 a 3 meses, durante os quais acasalam, dando origem a cerca de 20 a 50 novos ácaros no decorrer de sua vida.

Amigos Prediletos

Fungos (mofos e bolores). Estudos sugerem que algumas espécies de ácaros são incapazes de sobreviver na ausência de fungos.

Hábitos Intestinais

Cada ácaro produz 20 a 40 bolotas de fezes por dia, que contém uma enzima do seu sistema digestivo, conhecida como Der p 1, que é altamente alergênica e pode permanecer ativa por longo tempo no ambiente e ao ser inalada atinge o sistema respiratório, provocando sintomas.

Estratégia para vencer os Ácaros

Controle de reservatórios de ácaros: camas, carpetes, móveis e roupas

Controle de possíveis fontes de novos ácaros: por ex: animais de estimação

Controle direto de poeira e das condições de temperatura e umidade da casa

Portanto, mãos à obra

  • Abra as janelas e deixe o sol entrar! Ácaros não apreciam ambientes ensolarados e arejados!
  • Retire tapetes e carpetes e substitua por pisos lisos e sem frestas. Prefira sofás e estofados revestidos em vinil ou couro. 
  • Evite ter muitos brinquedos de pelúcia. Opção: lavagem em água a 60° ou congelamento.
  • Limpeza diária, com pano úmido, na ausência do alérgico. A boa fórmula da limpeza inclui poucos ingredientes: água e sabão! 
  • Evite produtos com cheiro ativo: desinfetantes, ceras, lustra-móveis, derivados de amoníaco, etc. Para limpar banheiros e cozinhas, use pastas ou sabões em pó.
  • Use travesseiros e colchões encapados com plástico tipo napa ou material impermeável. 
  • Exponha colchões, travesseiros, mantas ao sol, sempre que possível. Lave roupas de cama, mantas, capas de almofadas e edredons com água quente a 60%. Redes também devem ser lavadas e colocadas ao sol periodicamente.
  • Vassouras ou espanadores não adiantam pois levantam o pó, que volta a se depositar logo após. Aspiradores podem ser úteis, em especial os modelos dotados de filtros de alta potência HEPA. Aspire periodicamente também os colchões e estrados. Acaricidas podem ser usados. 
  • Combata focos de mofos e de umidade.

Fonte: ASBAI