Imunoterapia

Imunoterapia, também conhecida como vacina para alergia, é uma forma de tratamento que para diminuir a sensibilidade aos alérgenos, ou seja, substâncias que podem provocar sintomas de alergia quando uma pessoa alérgica é exposta a eles, como por exemplo, a poeira, ácaros, mofo, etc. Pessoas que apresentam asma, rinite, conjuntivite e alergia a picada de insetos, podem se beneficiar com a imunoterapia.

 

A imunoterapia é feita através da aplicação por via subcutânea ou por via sublingual de quantidades crescentes do alérgeno, com objetivo de provocar uma reação imunológica, fazendo com que o seu corpo responda através do desenvolvimento de imunidade ou tolerância. Como resultado do tratamento, os sintomas da alergia diminuem quando você for exposto a este alérgeno no futuro.

 

O tratamento com vacinas para alergia tem duas fases:

1. Fase de indução: É o início do tratamento. Trata-se de receber injeções com quantidades crescentes de alérgenos uma vez por semana e posteriormente a cada duas semanas.

 

2. Fase de manutenção: É a segunda etapa e começa quando a dose terapêutica eficaz for alcançada, ou seja, a maior concentração de alérgeno tolerada dependendo do seu nível de sensibilidade. Durante a fase de manutenção, o intervalo entre as doses pode variar de três a quatro semanas. A duração do tratamento é de 3-5 anos.