Exames Realizados

Teste Cutâneo Alérgico (Prick Test)

O Teste de Cutâneo Alérgico, também conhecido como Teste de Puntura ou Prick Test é indicado na suspeita de atopia, alergias respiratórias e alimentares. É um procedimento rápido, seguro e indolor, realizado no antebraço do paciente. Após limpar o local com álcool, pingam-se algumas gotas dos alérgenos e utilizando um puntor, faz-se uma leve puntura (prick) em cada gota. Utiliza-se controle positivo e negativo. Aguarda-se por cerca de 15-20 minutos e observa-se a reação no local. O teste é positivo quando surge uma elevação avermelhada na pele, que é medida em milímetros. Alguns pacientes podem ter também uma resposta tardia ao teste, em geral iniciando uma a duas horas após aplicação do teste, com máximo entre 6 a 12 horas.

 

Os testes mais utilizados por método de puntura são os inalantes (ácaros da poeira, fungos, pelos de animais, penas, gramíneas) e alimentares (leite, ovo, crustáceos, trigo, amendoim, cacau, soja).

Teste de Contato

São usados para avaliar alergias cutâneas quando se suspeita de uma alergia de contato. Limpa-se a pele e cola-se, em geral nas costas, o teste montado previamente em contensores, protegendo-se o local com micropore. Após 48 horas, o teste é retirado e é realizada a leitura com a medida do tamanho das reações. Uma avaliação final poderá ser feita em 72 horas . Utiliza-se uma bateria padrão com 30 substâncias mais uma bateria de cosméticos com 10 substâncias.

Espirometria

A espirometria ou Prova Ventilatória ou Prova da Função Pulmonar, mede o volume e a velocidade do ar com o objetivo de diagnosticar doenças pulmonares. O procedimento é simples, indolor e dura cerca de meia hora.

 

A espirometria serve para diagnosticar ou acompanhar a evolução de doenças pulmonares e para avaliar a capacidade pulmonar em pré-operatórios ou mesmo em pessoas sadias que queiram aferir sua capacidade respiratória (atletas, por exemplo).

 

Ela serve para indicar se a quantidade de ar inspirado está sendo suficiente para as necessidades do indivíduo ou se há alguma obstrução pulmonar. Em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma, enfisema, fibrose e outras doenças pulmonares, a espirometria, feita periodicamente, serve para avaliar o efeito do tratamento médico.